Japamálá

Má

Japamálá significa cordão (málá) de japa (repetição). O japamálá é um cordão com 108 contas de rudráksha ou de uma outra semente indiana que tem propriedades semelhantes. O número 108 é tradicional e simbólico. O número 1 é o praticante; o 8 é a prática, que consiste em oito partes (o ashtánga sádhana); e o zero é a filosofia que integra os dois, prática e praticante.

O japamálá é utilizado como uma minuteira, um timer, para que você conte o número de repetições do mantra, sem perder-se. Parece um rosário. Há quem sustente que o rosário nasceu a partir do japamálá. Aliás, a própria palavra “conta” usada para designar as sementes dispostas num fio, tem relação com o verbo contar. É errado referir-se ao japamálá dizendo que está portando um japa. O correto é dizer que está portando um málá. O japamálá também funciona como um fusível e costuma romper-se em circunstância de muita tensão, seja ela gerada pelo indivíduo ou proveniente de fora.

Existem, ainda, outros tipos de málá, como, por exemplo, o Cordão de Brahmá e o Cordão de Shiva. O primeiro é portado exclusivamente pelos hindus que nascem na casta superior, dos brahmanes. O segundo é uma condecoração da Escola Bhava, cuja tradição gupta vidyá é seguida pelo Swásthya.

 

Os Málás Japamálá Brahmámálá Shivamálá
cor Geralmente, avermelhada. Branca. Negra.
número de contas 108. Nenhuma. No mínimo 3, no máximo 9.
fios Algodão. Algodão. Três fios de lã trançados.
o que é Um contador. Distinção de casta. Uma comenda.
quem pode usar Qualquer um. Só hindus nascidos na casta superior. Quem o receber do seu Mestre.
como é portado Ao pescoço Cruzando o peito, da esquerda para a direita, até abaixo da cintura. Cruzando o peito, da direita para a esquerda, até a última costela.

Rudráksha

Rudráksha significa lágrimas de Shiva. É o nome de uma semente considerada sagrada pelos hindus. Consta que ela contém uma bactéria que combate inflamações, infecções e outros problemas de saúde física, bem como influencia estados de paranormalidade. Essa bactéria estaria em estado de suspensão de vida enquanto seca e voltaria a reproduzir-se quando umedecida pelo contato com a pele. O fato é que ela é reverenciada e seus efeitos louvados até num Shástra, a Rudráksha Upanishad.

R$198,00

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *